Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Istambul

Tenho de começar por dizer que Istambul ocupa um cantinho especial no meu coração. Não sei bem explicar porquê, mas é uma das minhas cidades favoritas e à qual desejo voltar muitas vezes. É uma cidade única, fonte de cultura e história, com uma beleza inigualável devido não só à sua arquitectura e monumentos, mas também à sua posição geográfica. É, surpreendentemente, uma cidade cheia de vida e bastante cosmopolita, talvez por de se encontrar metade no Ásia e metade na Europa, separada pelo Estreito do Bósforo.
É de todo imprescindível fazer um passeio de barco pelo Bósforo; permite ter uma vista geral da cidade e apreciar as margens do rio repletas de casas misturadas com o verde da vegetação e onde se podem ver alguns  palácios magníficos.
Istambul tem tantos pontos de visita obrigatória que se torna uma árdua tarefa falar de todos, sem esquecer que para além destes pontos todos é uma cidade que se tem de "viver". E quando falo de viver falo de deambular pelas ruas, pelos Bazares, pelas lojas, de aproveitar as magníficas vistas de um qualquer ponto alto da cidade: os telhados a perder de vista, as cúpulas das inúmeras Basílicas, os jardins repletos de tulipas... Enfim, Istambul!


Eu optei por ficar hospedada num hotel situado na parte antiga da cidade, mais propriamente no bairro de Sultanahmet. Este encontra-se próximo da maioria dos pontos turísticos da cidade e tem um ambiente bastante típico e acolhedor. Aqui encontram uma grande variedade de hotéis e restaurantes bem como esplanadas com puffs onde podem passar um bom final de tarde a beber um chá ou a fumar os típicos cachimbos de água.



Istambul é uma óptima cidade para se passear a pé. Bastante segura, do meu ponto de vista, e muito acolhedora, desperta-nos a vontade de nos perdermos pelas suas ruas, de deambularmos sem objectivo nem direcção... E por falar em sítios interessantes eis alguns dos quais não podem perder:

Basílica Santa Sofia / Haghia Sofia - a "Igreja da Sagrada Sabedoria" com mais de 1400 anos, foi construída sobre duas igrejas anteriores e convertida numa mesquita no século XV. Hoje em dia é um museu onde se podem apreciar alguns mosaicos que datam do século VI. Possui uma das maiores cúpulas existente no mundo, sem dúvida impressionante.





Em frente da Santa Sofia, no lado oposto da praça, fica a a Mesquita de Sultão Ahmet, mais conhecida como Mesquita Azul, devido aos azulejos azuis que decoram o seu interior.  Foi construída no ínicio do século XVII e é a unica mesquita a possuir 6 minaretes. Quer pelo sua imponente arquitectura exterior, quer pelos lindíssimos azulejos no interior, posso dizer que fiquei rendida a este monumento.








A Cisterna da Basilica de Santa Sofia é uma atracção turística pouco vulgar, mas que eu recomendo vivamente. Possui 336 colunas de estilo coríntio, cada uma com mais de 8 metros de altura e foi construída no século VI para fornecer água a toda a cidade. É difícil não nos deixarmos envolver pelo misticismo que aqui se sente, parte dele inerente ao local e o restante provocado pelo jogo de luzes e sons que a meu ver valorizam muito o local.



O Palácio de Topkapi foi sede do império Otomano durante séculos, constitui hoje em dia um museu onde podemos apreciar uma das mais ricas colecções de antiguidades do mundo.
É impressionante por vários motivos: pela sua dimensão e inúmeros pavilhões separados por pátios onde chegaram a viver doze mil pessoas; pela beleza dos painéis de azulejos  e ornamentos decorativos; pelo valor histórico de algumas preciosidades aqui guardadas, entre elas, peças sagradas do Islão que pertenceram a Maomé.


E como uma cidade não vive só de história, mas também de cultura, não podem deixar de visitar o Grande Bazar e  o Bazar das Especiarias mesmo que não tenham intenção de comprar. Vale a pena percorrer os labirínticos corredores do Grande Bazar repletos de lojas onde se pode encontrar de tudo. Para os adeptos das compras vai ser difícil saírem daqui de mãos a abanar e resistir à tentação de perder umas horas a negociar com os vendedores, factor indispensável neste local. A Turquia é a meu ver o paraíso da contrafacção e aqui encontram-se cópias perfeitas de relógios e malas, entre outros artigos. A maior parte dos artigos não tem preço afixado e ficamos na dúvida se os lojistas pedem um preço qualquer que lhes vem à cabeça no momento, mas o melhor mesmo é oferecerem um valor baixo e irem subindo progressivamente até atingirem o limite que estão dispostos a pagar.
O Bazar das Especiarias, consideravelmente mais pequeno, oferece uma enorme variedade de ervas aromáticas e outros produtos alimentares como frutos secos, mel, carne etc. Vale a pena passar por aqui para apreciar as coloridas bancadas e o cheiro que se sente no ar proveniente da mistura variada de especiarias.




Teria muito mais a dizer sobre esta fantástica cidade, mas deixo para descobrirem por vocês mesmos... Volto em breve com um sítio único e sem comparação possível - a Capadócia!


Sem comentários:

Enviar um comentário